A árdua tarefa de ser professor


A árdua tarefa de ser professor
Ser professor é ser um pouco de cada profissional, ser psicólogo para entender que cada cabecinha daquela é um mundo diferente, medico para tentar ajudar quando acontece um acidente ou alguém adoece na hora da aula, psiquiatra para agir mediante o problema do outro mesmo que às vezes tenhamos que ser duros mágicos para fazer aparecer material perdido, para ter tempo suficiente de dar aula e terminar conteúdos sem deixar lacunas, ser juiz e fazer resoluções que culmine na justiça e igualdade para todos, em fim serem professor é ser um pouco pai e um pouco mãe, ser professor deveria ser como nadar em um oceano de águas calmas, porém está mais para nadar em rio denso de águas turvas em dias de enchentes e contra a maré.
O Brasil é um pais maravilhoso e rico de recursos naturais e materiais, rico de pessoas solidarias e de cultura popular, mas muitos de seus filhos apenas sugam do seio dessa mãe, sugam seu sangue, que filhos são esses?!O problema não é o Brasil, é de quem tem o poder de mudar e não muda, um pais de verdadeiros heróis que não consegue lutar contra um grande numero de corruptos que quanto mais tem mais querem.
 O pais tem um déficit de analfabetismo imenso, há um déficit histórico na educação do Brasil, todos sabemos, mas isso não é suficientemente plausível para se fazer algo em prol dessa educação e ai o professor tem que sanar todas as feridas abertas na educação, um professor que passa aproximadamente cinco anos numa universidade a trancos e barrancos, muitas vezes sem estrutura adequada ou subsídios pessoais como dinheiro para adquirir material, alimentação e moradia digna para dar base a esse processo de formação tão importante para um pais tão carente de conhecimento e de educação digna e consciência política para os cidadãos, mas como se não bastasse faz uma capacitação ou uma pós-graduação com muito sufoco, pois na verdade o próprio sistema facilita a preguiça e o comodismo, pois sair da universidade e ingressar numa pós-graduação é praticamente impossível a concorrência é absurda e não há vagas para todos o que na maioria das vezes faz cair à qualidade do ensino por falta de oportunidade justa de capacitação, como se não bastasse esse não é o maior problema porque se um individuo que com esforço termina um curso superior enfrentando as maiores dificuldades por ser de família humilde ele ainda se depara com um problema maior: a compra de material, já viu como custam caros os livros? Segundo Lauro Lima:
"O profissional que não lê livros e revistas de sua especialidade é um charlatão".(Lauro de Oliveira Lima.)
É praticamente impossível comprar mais de um livro mensal, pois comprar um já desequilibra o orçamento,serei eu um charlatão? Não quero mas o que posso fazer? e mais se um individuo quer realmente terminar um curso superior deve esquecer ou anular o sonho de adquirir família antes de terminar esse estagio de sua vida já que se torna impossível para um orçamento se sustentar em um curso superior ou de pós e ainda ter condição de arcar com orçamento familiar, por esse motivo muitos jovens com sonho de ser médico e não ter condição material, de arcar com um curso tão caro resolve ser professor, um individuo pobre que sonhava ser engenheiro ou advogado opta por ser professor, porque o acesso é mais fácil, o material é mais em conta, e ai cria-se uma enorme concorrência nos concursos públicos e cria-se um exercito de professores que tem licenciatura plena por não ter tido alternativa e torna-se aquele professor amargo, frustrado sem amor, e isso meu caro amigo acarreta problemas irreversíveis para a formação de um individuo cuja responsabilidade do professor é formação de opinião e muitas vezes de caráter, a importância de um professor na vida de um aluno do fundamental ou médio é de importância suprema, mas as frustrações de muitos fecha dos com visão egoísta pensando em suas frustrações vão em frente fazendo pessoas criarem aversão a sala de aula. "Não devemos transformar a mediocridade em valor de vida".( Lauro de Oliveira Lima )
 Tentar um mestrado, um doutorado, é realmente uma trajetória de herói! Para quê? Há claro. Para passar sua vida profissional correndo atrás de um concurso publico com uma concorrência desumana e um salário mais desumano ainda, certo dia pedi que uma aluna começasse a escrever o conteúdo que coloquei no quadro, mas ela por sua vez agia como se eu não estivesse ali ou não estivesse importância e ainda conversava muito com os colegas que tentavam fazer alguma coisa e eu perguntei por que ela não copiava o exercício no caderno, ela prontamente me respondeu que isso não iria acrescentar nada a vida dela e eu então perguntei sobre sua meta futura, ela mais uma vez respondeu-me prontamente que com certeza não ia estudar tanto como eu, já que seu pai nunca estudou e tinha um carro de frete que ganhava quatro vezes mais que eu e não tinha que aturar barulho ou filho chato de outras pessoas. Eu não tive muitas palavras no momento porque de certa forma estava certo,embora ela com sua ignorância não saiba que estudar é também uma questão pessoal de realização particular,sede de conhecimento aquela sede que nos emociona a cada descoberta,mas de que adianta isso se como dizia  Artur Távola: "De que adiantará um discurso sobre a alegria se o professor for um triste?"( Artur da Távolla )
O professor é um herói da vida real, embora os big-brothers recebam a denominação,afinal   a carnavalização existe e eu que pensei que fosse só um  expressão literária! Os valores se inverteram!   
"Não é possível refazer este país, democratizá-lo, humanizá-lo, torná-lo sério, com adolescentes
brincando de matar gente, ofendendo a vida, destruindo o sonho, inviabilizando o amor. Se a educação sozinha não transformar a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda."
( Paulo Freire )
Justiça, essa é uma palavra que o professor não conhece a começar pelo salário, nem pode investir em livros, ou até mesmo em alimentação, e saúde, é uma vergonha que uma pessoa que nunca passou por uma universidade, que sem usar o mínimo desempenho intelectual possa ganhar duas ou três vezes mais que aquele professor que está educando os nossos filhos para quem sabe descobrir a cura para o câncer, ou para a AIDS, ou quem sabe criar outras formas de tecnologia, sim porque até agora com toda essa tecnologia ainda não substituíram o professor!Realmente é vergonhoso quando você estuda metade do tempo de sua vida e seu amigo nunca estudou e consegue ter dinheiro para te pagar um almoço apenas com um emprego de ambulante enquanto você não pode você encontra seu colega que se tornou um pedreiro num carro do ano e você na velha parada de ônibus esperando o buzão para chegar à escola sem se atrasar, quando é você professor         que colocou na cabeça daquelas crianças consciência política, criticidade, formou opinião para que ele agisse como aqueles caras pintadas que reformaram o pais quando foi necessário, como ficamos nós professores sem a mínima estrutura psicológica para ensinar porque não podemos adoecer, porque nem plano de saúde temos direito, saímos em protesto todos os anos para reivindicar direitos de um salário melhor e tudo o que se consegue é apenas dez ou quinze centavos de reajuste por hora aula, isso é humilhante, doloroso, desestimulante. Mesmo sabendo que um pais  não melhora , não sana a doença social a violência e os outros problemas sem educação ,nada é feito.
Nós professores não temos nem onde cair mortos, porque morrer é muito caro, não podemos morrer, pois teríamos que contar com os companheiros para colaborar, fazer a velha vaquinha para a compra do caixão como vi acontecer com um colega! Como Diria Rubem Braga na crônica o luto da família silva: “Nós saímos da vala comum da vida para a vala comum da morte”. Não queremos regalias como os parlamentares que aumentam seu salários dobrando ou triplicando-os,não queremos o injusto a população porque somos conscientes,críticos e formadores de opinião,queremos o que é digno,não temos nenhuma regalia,nem mesmo a de adquirir livros com desconto,não ganhamos bônus como os parlamentares,nunca sai da região Nordeste nem para congressos porque condição me falta,mas os políticos tem hotel e passagens aéreas a sua disposição!! Meu Deus onde estamos? Há, estamos no Brasil.

"A educação é o processo pelo qual o indivíduo desenvolve a condição humana, com todos os
seus poderes funcionando com harmonia e completa, em relação à natureza e à sociedade. Além do mais, era o mesmo processo pelo qual a humanidade, como um todo, se elevando do plano animal e continuaria a se desenvolver até sua condição atual. Implica tanto a evolução individual quanto a universal".
( Friedrich Froebel )

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Amores meteóricos

Oração pedido de proteção a legião de anjos de Deus