Regras e técnicas básicas de produção textual.

Regras e técnicas básicas para produção de texto dissertativo

-Verificar se o tema é objetivo ou subjetivo pois são diferentes e os temas subjetivos são difíceis de trabalhar.
- Não começar o texto usando as palavras do titulo ou do tema
-Delimitar o titulo sabendo diferencia-lo do tema e não perdendo a referencia entre               ambos para não fugir da proposta.
-Não repetir cansativamente as mesmas palavras, ou as mesmas ideias mudando         apenas algumas expressões.(tautologias)
-Não usar cacofonias (palavras que se unem e provocam sons, as vezes pornográficos, exemplo; ”Vou-me já”  ou encher linguiça(preencher linha sem dizer nada relevante)
-Seja breve, objetivo, conciso e consequentemente evite a prolixidade (falar muito e dizer pouco).
-Cuidado com a pontuação, a acentuação e os conectivos(conjunções, preposições) elas as vezes pode mudar o sentido do texto.
-Não utilizar a primeira pessoa do singular em textos dissertativos.
-Escolha o tipo de texto que você vai construir de acordo com o que é proposto; dissertativo, descritivo, ou narrativo.
-Não esquecer que todo texto tem principio, meio e fim. Introdução, desenvolvimento e conclusão.
-Ter cuidado para não iniciar parágrafos com pronomes oblíquos, e com conjunção adversativa ou aditiva sem se preocupar com o que foi dito anteriormente.
-Usar da coesão para promover coerência e não tornar o texto ambíguo (duplo sentido). Exemplo;
1-(O papa abençoou os fieis do  hospital)
Não é possível saber os fieis estavam no hospital ou se o papa estava no hospital.
2-(Carlos pediu a José para assinar o contrato.)
A frase dá margem a duas interpretações diferentes: 1) Carlos pediu que José assinasse o contrato; 2) Carlos pediu que José o deixasse assinar o contrato. Percebeu a diferença? Afinal, não se sabe quem assina o contrato! Duas redações alternativas para essa frase seriam: Carlos pediu a José que assinasse o contrato ou Carlos pediu para assinar o contrato a José.
-Usar aproximadamente o mínimo de cinco linhas para introduzir o texto, não forçar parágrafos curtos demais e sem nexo.
-Ler sempre cada parágrafo anterior antes de construir o próximo para não causar       discordância com o  paragrafo anterior.
-È muito importante fazer a releitura do texto para enxugá-lo se for necessário.
-Todo texto deve começar com informações básicas sobre o que você vai falar; o que, porquê, como, quando, onde, quem.? Que vem a ser chamado de LEAD.
-Todo titulo deve ser um  frase com sentido completo e coerente.
-Lembre-se que, MAS é uma conjunção adversativa e MAIS indica intensidade.
-A introdução deve ter conteúdo que esclareça tudo o que será proposto no texto.
-O tópico frasal é um trecho do texto que explica, introduz o conteúdo total do texto.
-Não comece o texto respondendo ou dando continuidade ao titulo, pois o titulo é independente do texto.
-Ser relevante e mostrar argumentos com autoridade no assunto é uma regra absoluta para a redação dar certo.
-Evite usar etc  esta é uma palavra usada por quem ou não sabe mais o que dizer ou está com preguiça de dizer, ou não sabe ser objetivo, portanto é negativo escrever esta expressão nas redações.
-Ser legível é imprescindível, pois o corretor da redação não está obrigado a passar horas tentando adivinhar o que o aluno escreveu, o aluno sim deve  obrigatoriamente ser legível.
- Na dissertação, não escreva períodos muito longos nem muitos curtos.
- Na dissertação, não use expressões como “eu acho”, “eu penso” ou “quem sabe”, que mostram dúvidas em seus argumentos.
- Uma redação “brilhante” mas que fuja totalmente ao tema proposto será anulada.
- É importante que, em uma dissertação, sejam apresentados e discutidos fatos, dados e pontos de vista acerca da questão proposta.
- A postura mais adequada para se dissertar é escrever impessoalmente, ou seja, deve-se evitar a utilização da primeira pessoa do singular.
- Na narração, uma boa caracterização de personagens não pode levar em consideração apenas aspectos físicos. Elas têm de ser pensadas como representações de pessoas, e por isso sua caracterização é bem mais complexa, devendo levar em conta também aspectos psicológicos de tipos humanos.
- O texto dissertativo é dirigido a um interlocutor genérico, universal; a carta argumentativa pressupõe um interlocutor específico para quem a argumentação deverá estar orientada.
- O que se solicita dos alunos é muito mais uma reflexão sobre um determinado tema, apresentada sob forma escrita, do que uma simples redação vista como um episódio circunstancial de escrita.
- A letra de forma deve ser evitada, pois dificulta a distinção entre maiúsculas e minúsculas. Uma boa grafia e limpeza são fundamentais.
 -Na narração, há a necessidade de caracterizar e desenvolver os seguintes elementos: narrador, personagem, enredo, cenário e tempo.
-Seu texto deve apresentar tese, desenvolvimento (exposição/argumentação) e conclusão.
-Não se inclua na redação, não cite fatos de sua vida particular, nem utilize o ainda na 1ª pessoa do plural. Seu texto pode ser expositivo ou argumentativo (ou ainda expositivo e argumentativo). As ideias-núcleo devem ser bem desenvolvidas, bem fundamentadas.
- Evite que seu texto expositivo ou argumentativo seja urna sequência de afirmações vagas, sem justificativa, evidências ou exemplificação..
-Atente para as expressões vagas ou significado amplo e sua adequada contextualização. Ex.: conceitos como “certo”, “errado”, “democracia”, “justiça”, “liberdade”, “felicidade” etc.
-Evite expressões como “belo”, “bom”, “mau”, “incrível”, “péssimo”, “triste”, “pobre”, “rico” etc.; são juízos de valor sem carga informativa, imprecisos e
subjetivos.
-Fuja do lugar-comum, frases feitas e expressões cristalizadas: “a pureza das crianças”, “a sabedoria dos velhos”. A palavra “coisa”, gírias e vícios da linguagem oral devem ser evitados, bem como o uso de “etc.” e as abreviações.
-Não se usam entre aspas palavras estrangeiras com correspondência na língua portuguesa: hippie, status, dark, punk, laser, chips etc.
-Não construa frases embromatórias. Verifique se as palavras empregadas são fundamentais e informativas.
-Observe se não há repetição de ideias, falta de clareza, construções sem nexo (conjunções mal empregadas), falta de concatenação de ideias nas frases e nos parágrafos entre si, divagação ou fuga ao tema proposto.
-Caso você tenha feito uma pergunta na tese ou no corpo do texto, verifique se a argumentação responde à pergunta. Se você eventualmente encerrar o texto com uma interrogação, esta pode estar corretamente empregada desde que a argumentação responda à questão. Se o texto for vago, a interrogação será retórica e vazia.
-Verifique se os argumentos são convincentes: fatos notórios ou históricos, conhecimentos geográficos, cifras aproximadas, pesquisas e informações adquiridas através de leituras e fontes culturais diversas

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