Regras e técnicas básicas de produção textual.
Regras e técnicas básicas para
produção de texto dissertativo
-Verificar
se o tema é objetivo ou subjetivo pois são diferentes e os temas subjetivos são
difíceis de trabalhar.
- Não começar
o texto usando as palavras do titulo ou do tema
-Delimitar
o titulo sabendo diferencia-lo do tema e não perdendo a referencia entre ambos para não fugir da proposta.
-Não
repetir cansativamente as mesmas palavras, ou as mesmas ideias mudando apenas algumas expressões.(tautologias)
-Não usar
cacofonias (palavras que se unem e provocam sons, as vezes pornográficos,
exemplo; ”Vou-me já” ou encher linguiça(preencher
linha sem dizer nada relevante)
-Seja
breve, objetivo, conciso e consequentemente evite a prolixidade (falar muito e
dizer pouco).
-Cuidado
com a pontuação, a acentuação e os conectivos(conjunções, preposições) elas as
vezes pode mudar o sentido do texto.
-Não
utilizar a primeira pessoa do singular em textos dissertativos.
-Escolha
o tipo de texto que você vai construir de acordo com o que é proposto;
dissertativo, descritivo, ou narrativo.
-Não
esquecer que todo texto tem principio, meio e fim. Introdução, desenvolvimento
e conclusão.
-Ter
cuidado para não iniciar parágrafos com pronomes oblíquos, e com conjunção
adversativa ou aditiva sem se preocupar com o que foi dito anteriormente.
-Usar da
coesão para promover coerência e não tornar o texto ambíguo (duplo sentido).
Exemplo;
1-(O papa
abençoou os fieis do hospital)
Não é
possível saber os fieis estavam no hospital ou se o papa estava no hospital.
2-(Carlos
pediu a José para assinar o contrato.)
A frase dá margem a duas interpretações diferentes: 1) Carlos pediu que José assinasse o contrato; 2) Carlos pediu que José o deixasse assinar o contrato. Percebeu a diferença? Afinal, não se sabe quem assina o contrato! Duas redações alternativas para essa frase seriam: Carlos pediu a José que assinasse o contrato ou Carlos pediu para assinar o contrato a José.
A frase dá margem a duas interpretações diferentes: 1) Carlos pediu que José assinasse o contrato; 2) Carlos pediu que José o deixasse assinar o contrato. Percebeu a diferença? Afinal, não se sabe quem assina o contrato! Duas redações alternativas para essa frase seriam: Carlos pediu a José que assinasse o contrato ou Carlos pediu para assinar o contrato a José.
-Usar
aproximadamente o mínimo de cinco linhas para introduzir o texto, não forçar
parágrafos curtos demais e sem nexo.
-Ler
sempre cada parágrafo anterior antes de construir o próximo para não causar discordância com o paragrafo anterior.
-È muito
importante fazer a releitura do texto para enxugá-lo se for necessário.
-Todo
texto deve começar com informações básicas sobre o que você vai falar; o que,
porquê, como, quando, onde, quem.? Que vem a ser chamado de LEAD.
-Todo
titulo deve ser um frase com sentido
completo e coerente.
-Lembre-se
que, MAS é uma conjunção adversativa e MAIS indica intensidade.
-A
introdução deve ter conteúdo que esclareça tudo o que será proposto no texto.
-O tópico
frasal é um trecho do texto que explica, introduz o conteúdo total do texto.
-Não
comece o texto respondendo ou dando continuidade ao titulo, pois o titulo é
independente do texto.
-Ser
relevante e mostrar argumentos com autoridade no assunto é uma regra absoluta
para a redação dar certo.
-Evite
usar etc esta é uma palavra usada
por quem ou não sabe mais o que dizer ou está com preguiça de dizer, ou não
sabe ser objetivo, portanto é negativo escrever esta expressão nas redações.
-Ser
legível é imprescindível, pois o corretor da redação não está obrigado a passar
horas tentando adivinhar o que o aluno escreveu, o aluno sim deve obrigatoriamente ser legível.
- Na
dissertação, não escreva períodos muito longos nem muitos curtos.
- Na
dissertação, não use expressões como “eu acho”, “eu penso” ou “quem sabe”, que
mostram dúvidas em seus argumentos.
- Uma
redação “brilhante” mas que fuja totalmente ao tema proposto será anulada.
- É
importante que, em uma dissertação, sejam apresentados e discutidos fatos,
dados e pontos de vista acerca da questão proposta.
- A
postura mais adequada para se dissertar é escrever impessoalmente, ou seja,
deve-se evitar a utilização da primeira pessoa do singular.
- Na
narração, uma boa caracterização de personagens não pode levar em consideração
apenas aspectos físicos. Elas têm de ser pensadas como representações de
pessoas, e por isso sua caracterização é bem mais complexa, devendo levar em
conta também aspectos psicológicos de tipos humanos.
- O texto
dissertativo é dirigido a um interlocutor genérico, universal; a carta
argumentativa pressupõe um interlocutor específico para quem a argumentação
deverá estar orientada.
- O que
se solicita dos alunos é muito mais uma reflexão sobre um determinado tema,
apresentada sob forma escrita, do que uma simples redação vista como um episódio
circunstancial de escrita.
- A letra
de forma deve ser evitada, pois dificulta a distinção entre maiúsculas e
minúsculas. Uma boa grafia e limpeza são fundamentais.
-Na narração, há a necessidade de caracterizar
e desenvolver os seguintes elementos: narrador, personagem, enredo, cenário e
tempo.
-Seu
texto deve apresentar tese, desenvolvimento (exposição/argumentação) e
conclusão.
-Não se
inclua na redação, não cite fatos de sua vida particular, nem utilize o ainda
na 1ª pessoa do plural. Seu texto pode ser expositivo ou argumentativo (ou
ainda expositivo e argumentativo). As ideias-núcleo devem ser bem desenvolvidas,
bem fundamentadas.
- Evite
que seu texto expositivo ou argumentativo seja urna sequência de afirmações
vagas, sem justificativa, evidências ou exemplificação..
-Atente
para as expressões vagas ou significado amplo e sua adequada contextualização.
Ex.: conceitos como “certo”, “errado”, “democracia”, “justiça”, “liberdade”,
“felicidade” etc.
-Evite
expressões como “belo”, “bom”, “mau”, “incrível”, “péssimo”, “triste”, “pobre”,
“rico” etc.; são juízos de valor sem carga informativa, imprecisos e
subjetivos.
subjetivos.
-Fuja do
lugar-comum, frases feitas e expressões cristalizadas: “a pureza das crianças”,
“a sabedoria dos velhos”. A palavra “coisa”, gírias e vícios da linguagem oral
devem ser evitados, bem como o uso de “etc.” e as abreviações.
-Não se
usam entre aspas palavras estrangeiras com correspondência na língua
portuguesa: hippie, status, dark, punk, laser, chips etc.
-Não
construa frases embromatórias. Verifique se as palavras empregadas são
fundamentais e informativas.
-Observe
se não há repetição de ideias, falta de clareza, construções sem nexo
(conjunções mal empregadas), falta de concatenação de ideias nas frases e nos
parágrafos entre si, divagação ou fuga ao tema proposto.
-Caso
você tenha feito uma pergunta na tese ou no corpo do texto, verifique se a
argumentação responde à pergunta. Se você eventualmente encerrar o texto com
uma interrogação, esta pode estar corretamente empregada desde que a
argumentação responda à questão. Se o texto for vago, a interrogação será
retórica e vazia.
-Verifique se os argumentos são convincentes:
fatos notórios ou históricos, conhecimentos geográficos, cifras aproximadas,
pesquisas e informações adquiridas através de leituras e fontes culturais
diversas
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